quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Nesta quinta (30) os londrinenses dominam o palco do Festival Unicanto

Concerto de Árias de Óperas é a atração da programação paralela

O grupo vocal Entre Nós traz Música Popular Brasileira
ao palco do 20º Festival Unicanto de Corais

Seis corais sobem ao palco do Teatro Marista nesta quinta-feira, 30 de outubro, pelo 20º Festival Unicanto de Corais. O concerto começa às 20h.

O primeiro a se apresentar é o Coral da Pado, empresa de Cambé, criado em 2010 com o intuito de aproximar os colaboradores dos diversos setores da empresa e incentivar as atividades culturais. Regido pelo maestro José Mário Tomal, o coral tem nove integrantes, todos vozes femininas.

O Coral Madre Leônia de Londrina, segundo a se apresentar, surgiu com a finalidade de conservar viva a memória de Madre Leônia. Há quatro anos, os quase trinta membros do coral, sob a regência da maestrina Carla Nishimura, reúnem-se semanalmente para os ensaios e aprimorar a arte de cantar. O Coral está vinculado à Casa da Memória e dedica-se de modo especial á música sacra, litúrgica e popular.

Diretamente de Vitória (ES), o Coro Camerata IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) se apresenta na sequência do Madre Leônia. Fundado em 05 de março de 2001 por iniciativa do maestro Heraldo Filho, atual regente, o grupo é formado por aproximadamente 52 coralistas, com vozes masculinas e femininas.

O Coro Camerata IFES possui um perfil eclético em sua formação com a participação de servidores, estudantes do IFES, bancários, profissionais liberais, aposentados e membros da comunidade. Nas exibições, o coral apresenta um repertório dos mais variados do erudito ao contemporâneo como: ópera romântica-encenada e barroca, música folclórica, sacra, popular brasileira e negro spiritual’s.

MPB

O grupo londrinense Vocal “Entre Nós” leva ao palco nesta quinta, Música Popular Brasileira (MPB) de compositores como Chico Buarque, Caetâno Veloso, Dorival Caymmi, entre outros, tanto em arranjos a cappella quanto com acompanhamento de piano, violão e percussão.

Composto por 16 cantores, sendo a maioria alunos ou ex-alunos do curso de música da UEL, o grupo vocal “Entre Nós” surgiu em maio de 2010 e tem como principal característica a interpretação de arranjos vocais de músicas brasileiras.

Os dois últimos corais a se apresentarem no Teatro Marista nesta quinta, 30, são o Coral Musiarte Roberto Panico, sob a regência do maestro Fernando Martins Mourão Oliveira e o Coral da Igreja Presbiteriana Central de Londrina, regido por Eron Loureiro dos Santos.

O Coral Musiarte Roberto Panico faz parte da Casa de Cultura José Gonzaga Vieira em Londrina e foi fundado em 2008. O repertório engloba uma grande variedade de músicas e de gêneros musicais. Entre os compositores que cantarão está Mozart.

O Coral da Igreja Presbiteriana Central de Londrina foi organizado em 1936. Desde então vem se apresentando em eventos em várias cidades. Já é tradição prepararem anualmente dois grandes musicais celebrando o Natal e a Ressurreição de Cristo. O Coral possui um CD intitulado “Amou-me”, que reúne obras de compositores brasileiros e estrangeiros. O Coral da Igreja Presbiteriana é formado por 62 integrantes.

Atração especial na programação paralela
Na programação paralela desta quinta-feira (30) do 20º Festival Unicanto de Corais está o “Concerto de Árias de Òperas” na Capela da Catedral Metropolitana de Londrina. O concerto está agendado para o meio dia e é aberto ao público. 

No programa estão “Nessun Dorma”, da ária da ópera “Turandot” de Giacomo Puccini. Ainda de Puccini “O mio babbino caro". Também, “Dixit Dominus” (Duo Oratório) de George Frideric Hendel ; “Cosi Fan Tutte”, uma das óperas mais famosas de Amadeus Wolfgan Mozart ; a ópera “O Elixir do Amor”, do compositor  italiano Gaetano Donizetti  que estreou em Milão em 1832 e “Stizosso, mio stizosso”, da ópera Serva Padrona de Giovani Batistta Pergolesi, entre outras.

Todo este programa será executado pelos solistas participantes do Festival Unicanto com vasta experiência profissional. São eles: Cláudio Modesto dos Reis (contratenor), Alexandre de Souza (tenor), Deivisson Pereira (tenor), Lucimara Viana (soprano), Priscila Oliveira (soprano). Pianistas acompanhadores: Ana Paula Miqueletti e Silva e Fabrício Moreira. Participação do Coral da Holanda “Brabants Kamerkoor”, que fecha o concerto.

Os patrocinadores do evento são Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura do Brasil; Caixa; Bunge; Oi; P.B. Lopes – Scania; Construtora Artenge; Indústrias Pennacchi; Londrivet e Regina Festa. Apoio cultural da Cia Cacique de Café Solúvel, Paiquerê AM; Midiograf e Imobiliária Veneza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário